quarta-feira, 9 de abril de 2014

Yoga na vida dos pequenos.

Yoga na vida dos pequenos.
Yoga kids

“Quando queremos um jardim florido apenas jogamos sementes ou procuramos conhecer sobre o solo, sobre as necessidades daquelas plantas e flores e principalmente como podemos cuida-las durante seu desenvolvimento.
Deste mesmo modo devemos ter cuidado com nossas crianças e o Yoga nos oferece conceitos e ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento deste complexo conjunto “corpo-mente-sentidos” na forma de valores e ensinamentos necessários ao longo da vida escolar e familiar, contribuindo para a formação da pessoa.
Na infância eles tem um potencial que nunca voltarão a ter ao longo da vida e a estimulação adequada ajuda a desenvolver varias capacidades. Por isso, é importante que a criança cresça cercada por estímulos sensoriais e psicomotores.
Praticar Yoga desde criança ajuda a construir um comportamento saudável de se relacionar de forma respeitosa com si mesmo e seu ambiente, de conhecer e cuidar de seu corpo para expressar e exercitar a sua concentração, criatividade e memória.
A prática incentiva hábitos posturais e movimentos saudáveis que ajudam a manter os músculos flexíveis, a desenvolver força e resistência e manter a amplitude de movimento nas articulações.
Outra contribuição importante do yoga para crianças é o hábito de sempre respirar pelo nariz, desenvolver a capacidade pulmonar completa, e também como uma ferramenta que traz quietude e serenidade.
Estimular os sentidos em duas direções: para perceber e distinguir as sensações que vêm do ambiente e que vem do corpo.
As crianças aprendem a amar e respeitar, a relaxar em momentos de tensão ou stress, a se concentrar quando uma tarefa requer mais atenção, a se relacionar harmoniosamente com seu semelhante e com o meio ambiente, a cuidar de seu corpo e saúde, e através deste aprendizado desenvolver seu potencial.
As aulas são dinâmicas e alegres. Jogos, pintura e desenho de mandalas, posturas do Yoga, cânticos, mantras e trabalho de respiração são algumas das ferramentas utilizadas em cada encontro.
O Yoga na Escola
Como acontece com qualquer sala de aula, é importante que o professor forneça o modelo. Ao compartilhar as técnicas simples e adaptadas do Yoga, o professor pode inspirar seus alunos a desenvolver hábitos que lhes permitam assumir a responsabilidade em relação a seu bem-estar para o resto de suas vidas e com isso aprimorar a força física e mental.
Além de melhorar o bem-estar físico e mental, o Yoga ensina os alunos a concentrar-se, liberar a tensão e desenvolver qualidades interiores como a compreensão e paciência.
A prática dos exercícios em conjunto, melhora o relacionamento entre professor e alunos, permitindo-lhes trabalhar de forma produtiva e apreciar o processo de aprendizagem.
Simples exercícios de respiração e movimento que os professores podem facilmente inserir diariamente na sala de aula ajudam a mudar a rotina.
Dedicar alguns minutos para respirar entre as atividades permite que os alunos assimilem os conhecimentos adquiridos, e cria uma sala de aula mais harmoniosa e um processo mais agradável e eficaz de aprendizagem.
Além disso o Yoga é uma excelente ferramenta para aprender a gerenciar o estresse ,canalizando a energia de cada um destes estados em uma área de crescimento e criatividade.
Basicamente procuramos alcançar três objetivos com as crianças: Aumentar a flexibilidade e estimular a coordenação motora, incentivar a concentração e reduzir o nível de stress e Melhorar a convivência com o meio ambiente social e natural.”
Cassia Parmeggiani, é Professora de Yoga com formação em Hatha e Vinyasa Flow Yoga e especializações em Yoga Integral, Yoga Restaurativo, Gestantes, Crianças e Yoga na Educação, além de membro da I.Y.T.A. (International Yoga Teachers’ Association) e da Aliança do Yoga. Doula formada pelo Gama-SP e por mais de de 13 anos se dedicou ao magistério, e com propriedade ela nos explica um pouco mais sobre os efeitos do Yoga na vida dos pequenos.

0 comentários:

Postar um comentário

Recent Posts

Recent comments